Todos os líquidos que determinam o funcionamento de um carro, como o fluido do radiador, da transmissão, da embraiagem, dos travões, entre outros, devem ser verificados com a máxima regularidade para garantir a máxima performance e eficácia de um automóvel. Saiba como verificar e trocar o nível do líquido dos travões de um carro e beneficie de uma condução segura da sua viatura.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Se no painel de instrumentos de um carro surgir a luz do sistema de travagem, é necessário que o condutor verifique em que estado se encontra o nível do líquido dos travões. Para o fazer corretamente, é preciso reunir os utensílios seguintes:
  • Um pequeno funil
  • Panos ou toalhas velhas
  • Um pequeno balde ou recipiente

Como verificar e trocar na prática o nível do líquido dos travões de um carro

Todos os trabalhos de manutenção e revisão de um automóvel devem ser realizados quando omotor do automóvel está frio, para que a segurança de um automobilista esteja sempre protegida. Como tal, para verificar e trocar o nível do líquido dos travões de um carro, é necessário seguir os passos seguintes:

Preparar o local de trabalho

O automóvel deve ficar estacionado num local espaçoso, nivelado e bem iluminado para que a verificação do nível do líquido dos travões seja corretamente efetuada. O local de trabalho deve ser organizado para que não exista uma mistura de peças automóveis ou qualquer tipo de incidente. Tenha em atenção que antes de realizar qualquer serviço mecânico, o condutor deve desligar o automóvel, aguardar pelo arrefecimento do motor e retirar a chave da ignição. Assim, terá todas as condições para realizar um bom trabalho.

Localizar o reservatório do líquido dos travões

Para encontrar o reservatório do líquido dos travões, é necessário abrir o capô do carro e observar a parte traseira do motor, nomeadamente em direção ao lugar do automobilista. Normalmente, a tampa do reservatório do fluido dos travões está etiquetada e é possível ver o seu líquido sem abrir o respetivo depósito. Certifique-se que, ao realizar este passo, a parte superior da tampa do reservatório está totalmente limpa e livre de qualquer sujidade. Se verificar que está suja, é preciso limpá-la com o auxílio de um pano ou de uma toalha velha para que não entre nenhuma partícula ou impureza no reservatório do líquido dos travões.

Verificar o nível do líquido dos travões

Existem vários tipos de reservatórios do líquido dos travões, no entanto, independentemente da sua forma, ele é facilmente identificado pela coloração amarela ou vermelha, que são as suas cores principais. Dentro do reservatório, é possível visualizar o nível do líquido dos travões e as marcas que regulam a sua quantidade. Se o nível estiver abaixo da marca média do depósito, isso significa que terá de adicionar uma maior quantidade de líquido dos travões. Para o fazer corretamente, deve utilizar um pequeno funil, para que não exista qualquer tipo de desperdício.

Realizar a troca do líquido dos travões

A troca do líquido dos travões de um carro deve ser realizada de acordo com o manual do fabricante do automóvel ou, em média, a cada dois anos. Ao fazê-lo, estará a impedir o envelhecimento do fluido dos travões e o aparecimento de humidade dentro do reservatório. Se não o fizer atempadamente, a travagem de um carro perde a sua eficácia e isso coloca em perigo a estabilidade da condução do veículo e a segurança do automobilista.

Tenha em consideração que a troca do líquido dos travões deve ser efetuada por uma oficina especializada ou por um mecânico qualificado. Deve ser utilizado um fluido da mesma marca e da mesma cor que o líquido que era usado anteriormente, para que não exista qualquer tipo de conflito no sistema de travagem.

Fechar a tampa do reservatório do líquido dos travões

Um dos últimos passos a ser realizado na verificação e troca do nível dos travões de um carro passa por fechar a tampa do reservatório. Ela deve ficar bem apertada para que não exista o risco de acontecer uma fuga e deve ser bem limpa para que não fiquem sedimentos no líquido dos travões.

Fazer um teste de condução

Depois de ter realizado todos os passos anteriores, é necessário efetuar um teste de condução para verificar se os travões estão a funcionar na perfeição. Se detetar que existe alguma anomalia, deve levar imediatamente o seu carro a uma oficina de automóveis, pois algum componente do sistema de travagem pode estar danificado. Caso contrário, pode beneficiar do máximo prazer da condução e segurança do seu veículo.